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Edição Especial de Final de Ano

Participação nas Comissões Técnicas: Vantagens para Todos!

13 Comissões Técnicas Nacionais. 50 Comissões Técnicas Regionais. Comissões Ad Hoc, Grupos de Trabalho e Comitês. Contando com um número expressivo de profissionais (em torno de 900 pessoas), esses fóruns têm favorecido, ao longo de 38 anos de Associação, o aprofundamento técnico necessário para que a Abrapp represente e defenda esse segmento com propriedade.

Inúmeras foram suas contribuições: desde a ampliação do acervo técnico até a organização de eventos profissionais, consultas e pareceres, projetos diversos. A despeito do investimento despendido pelas entidades para viabilizar a participação desses profissionais nas reuniões de trabalho, grandes são os benefícios percebidos a partir dela.

Para as associadas que indicam e apoiam os profissionais de seus quadros para integrar uma comissão, as principais vantagens são:

  • Formada por seletos profissionais, indicados pelas Associadas da Abrapp, as discussões permeiam desde questões controversas, legislação, procedimentos internos até novas ideias, levando o grupo ao melhor entendimento e compartilhamento de boas práticas, as quais podem ser adotadas e adaptadas à realidade de cada fundo de pensão;
  • A intensa troca de conhecimento fomenta novas ideias e iniciativas valiosas para o sistema de modo que todo conhecimento acumulado nas atividades das Comissões Técnicas tem sido externado e disseminado na comunidade dos fundos de pensão em forma de pareceres, apresentações, consultas, publicações, eventos e outros meios.
  • Favorece a valorização profissional, ao passo que o participante tem acesso a esse compartilhamento e aos materiais ali produzidos, além de serem incentivados a participar de palestras, workshops e outros eventos, que agregam valor profissional e pessoal.

Sempre lembramos que as entidades têm a vantagem de não competirem mercado entre si (participantes) no segmento da previdência complementar fechada, o que incentiva tal compartilhamento e proporciona uma relação ganha-ganha para as Associadas que se dispõe a participar e contribuir com o grupo.

A Abrapp reconhece como gratificante o envolvimento das entidades nas indicações, pois os trabalhos desenvolvidos nas comissões por vezes transcendem a si próprias e acabam beneficiando todo o segmento. Cada parecer, resultados de pesquisa, publicação, apresentação, ou iniciativa – por mais simples que pareça – carrega esse objetivo em si.

Com o intuito de conhecer o quanto essa experiência significa, também, para os próprios profissionais que compõem esses grupos, a Abrapp os consultou, obtendo alguns depoimentos.

 

A primeira reunião da Comissão Técnica Regional Leste de Contabilidade da Abrapp da qual participei como convidado ao menos duas décadas atrás foi em uma fase de minha vida em que eu achava que sabia alguma coisa sobre contabilidade de fundos de pensão. Quão enganado eu estava! Ao chegar em um grupo tão seleto que naquela época tinha Ilacir Alves do Vale (grande mestre!) como coordenador, concluí que meu saber era insipiente. Descobri também que os olhos dos participantes ali presentes não brilhavam por um acaso: aquela reação era provocada pela riqueza do conhecimento ali externado sem reservas e o clima sereno e amigo muito perceptível na atmosfera do recinto. Pois ainda hoje, tantos anos depois, vejo cada vez mais fortalecidas todas essas características. Eu sempre aprendi algo novo nas reuniões das quais participei. Por isso afirmo, sem medo de errar, que a ideia da criação das comissões técnicas da Abrapp foi uma das mais felizes do nosso segmento e que este fórum continuará sendo fértil na difusão do conhecimento.
CTR Leste de Contabilidade
Lúcio de Lima Pires (Previdência Usiminas)

Para conhecer todos os depoimentos recebidos, clique aqui.

 

A Abrapp externa seu agradecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito das Comissões Técnicas, especialmente por aqueles que, com profissionalismo, altruísmo e compromisso, lutam a cada dia pelo propósito maior de oferecer às pessoas, por meio da previdência complementar, qualidade de vida e dignidade.

 

Destaques 2016

Tivemos, neste ano, expressiva participação e/ou apoio das Comissões Técnicas, em grandes iniciativas.

Eventos:

  • Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação dos Fundos de Pensão
  • (Apoio) EPINNE – XXI Encontro dos Profissionais de Investimentos do Norte e Nordeste / XIX EPB – Encontro dos Profissionais de Benefícios dos Fundos de Pensão do Nordeste e Centro-Norte
  • 11º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
  • Seminário “O Desafio da Gestão de Investimentos dos Fundos de Pensão"
  • 1º Workshop de Relacionamento com o Participante da Regional Sudoeste
  • 2º Workshop de Comunicação e Marketing da Regional Centro-Norte
  • 2º Encontro sobre Comunicação dos Fundos de Pensão com Dirigentes da Regional Leste
  • 3º Workshop de Comunicação e Marketing da Regional Sudoeste

Webinars:

  • Workshop das Comissões Técnicas
  • Fatca e e-Financeira
  • EFD-Reinf

Publicações:

  • Guia de Boas Práticas Jurídicas
  • Manual de Melhores Práticas de Seguridade – 2ª Edição
  • Cartilha 10 Passos para Compreender e Aplicar Regras de Precificação e Solvência
  • Guia de Melhores Práticas em Avaliação Imobiliária
  • Guia Governança nas EFPC - Estrutura Mínima e Melhores Práticas

Outros Trabalhos e Projetos:

  • Apresentações Técnicas no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão
  • Informativo Técnico e-Financeira
  • Proposta para o Custeio Administrativo das EFPC
  • Proposta para o Plano de Contas
  • Audiência Pública sobre Educação Profissional Continuada – Conselho Federal de Contabilidade
  • Prêmio de Jornalismo
  • Audiências Públicas: Minuta de instrução sobre certificação, compartilhamento de riscos, fundos setoriais
  • Código de Autorregulação em Governança de Investimentos
  • Plano Nacional de Fomento à Poupança Previdenciária
  • Pesquisas: Mapeamento das Práticas de Relacionamento, Submassas, Ações Judiciais
  • Banco de Ações de Educação Previdenciária
  • Acompanhamento do PLP 268

Reuniões:
237 reuniões, das quais cerca de 10% foram à distância (videoconferência ou telefônica), sendo:

  • 66 reuniões de Comissões Técnicas Nacionais
  • 166 reuniões de Comissões Técnicas Regionais
  • 5 reuniões de Comitês

 

Pesquisa Salarial

A Abrapp recebeu até o dia 09 de dezembro as formalizações de adesão das entidades para participação na edição de 2017 da Pesquisa Salarial, gratuitamente. Além de prestarem as informações de seus quadros para inclusão na tabulação da pesquisa, essas entidades estão sendo convidadas a participar dos Workshops conforme agenda divulgada (24/01 – Rio de Janeiro, 27/01 – Belo Horizonte, 30/01 – Florianópolis, 01/02 – Brasília, 02/02 – Salvador, 15/02 – São Paulo). É fundamental a presença dos profissionais responsáveis pelo preenchimento dos dados em um dos Workshops, para que a associada tenha condições de obter os melhores resultados e uso estratégico da ferramenta na entidade.

Agende-se!

Divulgadas as datas do 2º Encontro de Comunicação, Relacionamento e Educação dos Fundos de Pensão. Será nos dias 10 e 11 de maio de 2017, no Rio de Janeiro.

Boas Festas!

A Abrapp reitera a todos os profissionais o agradecimento pela parceria profícua em torno da vida associativa, pela contribuição e engajamento em prol de um sistema cada vez mais fortalecido e deseja a todos boas festas, cheias de paz, harmonia, saúde e felicidade, junto de suas famílias. Que venha 2017, com muitas conquistas e realizações!

 


Este Informativo é um espaço aberto para as Comissões Técnicas, que conhecem melhor do que ninguém os assuntos que podem e devem estar presentes a cada edição. E sabem tudo não apenas sobre os temas, mas também como devem ser enfocados, pois dispõem de informações em um grau de detalhamento que ninguém mais possui. Então, estão as Comissões convidadas a escrever para o seu boletim mensal.

 
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