Caso não consiga visualizar, clique aqui.
 
Edição Especial de Final de Ano

É muito gratificante fazer parte de um grupo de estudos em que a troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de todas as Entidades envolvidas, corroborando assim para o contínuo fortalecimento do Sistema.
CTR Sudoeste de Governança
Ubiratan Negrão Vieira (Banesprev)


Foi um prazer ser chamada para participar, neste último ano, da Comissão Técnica Nacional de Seguridade, e está sendo um aprendizado constante. A diretora da comissão e sua coordenadora, além dos demais participantes são extremamente interessados no aprimoramento de nosso mercado, sempre colocando em pauta assuntos atuais e importantes. A colaboração de profissionais das mais diversas entidades, faz com que tenhamos vários pontos de vista sobre cada assunto, enriquecendo todas as discussões. Espero poder contribuir mais e de forma mais efetiva no próximo ano.
CTN de Seguridade
Patrícia Rousselet (Telos)


A participação nas comissões técnicas da Abrapp nos permite a troca, a reflexão, a construção de melhores rotinas e soluções para enfrentarmos as novidades trazidas pela legislação, pelas demandas dos diversos públicos a quem servimos, buscando oferecer o melhor ao planejamento do futuro a nossos participantes e assistidos.
CTR Sudeste de Relacionamento com o Participante
Andréa Dias Corrêa (Prevdata)


Agradeço pelo contato e pela oportunidade de participar de uma das Comissões e de compartilhar um pouco da minha experiência. Fui indicado pela Fasern em março de 2010 a fazer parte da CTRNI e tive a grata surpresa de ser aprovado. Fiquei muito feliz pela notícia, pois sabia que essa experiência iria contribuir cada vez mais para meu desenvolvimento profissional dentro da Fasern junto ao setor de investimentos. A interação junto aos demais colegas, a troca de experiências profissionais, as ricas discussões que são levantadas, a oportunidade de estar próximo de grandes profissionais e gestores de mercado tem sido de grande valia. O mais legal de tudo é saber que trabalho em um segmento sem concorrência e que podemos compartilhar nossas experiências (controles e processos), juntos aos demais, fortalecendo cada vez mais o nosso sistema. Eu seria assim um porta voz da minha entidade junto à Comissão, dando apoio técnico às ações da minha diretoria sob a forma de estudos e pareceres concernentes à previdência complementar, legislação e assuntos relacionados a gestão de investimentos. Isso tem sido muito gratificante!
CTR Nordeste de Investimentos
Romão Júnior (Fasern)


As Comissões Técnicas são fundamentais para promover a integração e colaboração das diversas entidades que participam diretamente das discussões sobre o setor de previdência complementar. A troca de ideias e experiências entre seus profissionais é fundamental para a socialização das informações do setor, propiciando o aprimoramento da gestão em suas entidades e contribuindo para melhorar os resultados em benefício de seus participantes.
CTR Sudeste de Tecnologia da Informação
Fábio Leonardo (Prece)


Acredito que as melhores contribuições para o aprimoramento da Governança, da transparência de gestão das Entidades, da qualidade dos serviços que prestamos aos participantes e aos Órgãos de regulação e fiscalização vêm das trocas de ideias, experiências e colaboração incansável dos membros das Comissões Técnicas. Na época em que fui Coordenadora, pude vivenciar a seriedade com que a Abrapp trata nosso trabalho e contribuição. Para mim, o mais importante é compreender o quão melhores somos quando trabalhamos com respeito à diversidade (em todos os aspectos) de forma solidária e coletiva.
CTN de Governança
Gema Martins (Petros)


Participar como membro da comissão jurídica regional sudeste é uma honra para mim.
A troca de experiências entre os operadores do direito e os problemas relacionados ao dia-a-dia do jurídico previdenciário nos ajudam a agir preventivamente e também a encontrar soluções para os conflitos já existentes. Num país onde a resposta da tutela jurisdicional é bastante lenta, dirimir e evitar litígios faz parte da nossa responsabilidade. O tempo urge, não podemos deixar nossos participantes sem respostas!
CTR Sudeste de Assuntos Jurídicos
Anna Leticia Tibau (Fundação Refer)


A exemplo da tríade Divina, essa composição sempre me inspira completude.
Afinal, poder contribuir com conhecimento aliado às melhores práticas e partilhá-las com um grupo de profissionais através de encontros para a congregação de ideias, quase sempre resulta em saldo positivo. Num ambiente altamente regulamentado como o que os profissionais de fundos de pensão atuam, a integração e interação são experiências bastante satisfatórias.
CTR Leste de Contabilidade
Darlan Ferraz (Fundação Libertas)


Fazer parte do quadro das Comissões Técnicas da Abrapp nos permite compartilhar o dia a dia que muitas das vezes vão além da teoria. Nos tornamos multiplicadores de conhecimento, sempre ampliando e consolidando as melhores práticas dentro de nossas áreas de atuação.  Uma experiência que consegue reunir os interesses, independente do porte de cada entidade, porque todos caminham na mesma direção, onde o esforço maior acontece em favor do sistema de previdência.
CTN de Tecnologia da Informação
CTR Leste de Comunicação e Marketing
Aymon Gracielle Salles Lopes Cançado (Derminas)


Participar da Comissão Técnica de Comunicação é uma grande oportunidade de compartilhar, com outros profissionais, conhecimento, desafios, dificuldades em determinados temas que devem ser tratados nos fundos de pensão e de trabalhos de sucesso. É um encontro muito proveitoso, que nos faz parceiros, pois as ideias podem ser adaptadas de acordo com o público, patrocinador e cenários. A troca é a grande riqueza. Dessa forma, contribuímos para o fortalecimento de nosso fundo de pensão e do sistema de previdência privada.
CTR Sudeste de Comunicação e Marketing
Antônia Maynart (Infraprev)


As Comissões geram sinergia para o Sistema, é um celeiro de novas ideias e discussões incessantes sobre previdência. Temos o privilégio de aprender nos fóruns e reuniões, podendo contribuir tecnicamente para o crescimento e aperfeiçoamento das Entidades nas quais trabalhamos e ainda colaborar para o desenvolvimento do segmento de previdência complementar no Brasil.
CTR Nordeste de Investimentos
André Luiz Sancho Bezerra Rodrigues (Bases)
Ex-Membro da CTN de Seguridade
Ex-Membro da CTR Nordeste de Seguridade


São importantíssimas a parceria e a solidariedade que se formam entre os membros das Comissões Técnicas, sempre dispostos ao compartilhamento de experiências, ao oferecimento de sugestões e à busca de novas soluções. Esse diálogo produtivo, realizado por profissionais que têm um objetivo em comum, só tem a contribuir para a integração e melhoria do sistema.
CTN de Comunicação e Marketing – Coordenadora
CTR Sudoeste de Comunicação e Marketing – Coordenadora
Patricia Sales de Oliveira Costa (SP-Prevcom)


A Comissão Técnica Nacional de Contabilidade vem desenvolvendo uma importante integração com as Comissões Técnicas de Regionais de Contabilidade, que tem subsidiado fortemente os inúmeros trabalhos realizados no decorrer do ano de 2016. O aprendizado desenvolvido nas Comissões Técnicas em virtude do grande capital intelectual envolvido é ímpar, auxiliando na evolução do segmento fechado de previdência complementar e também no aprimoramento das rotinas laborais do nosso dia a dia de trabalho.  Aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas da CTNC e CTRCs que participaram ativamente no ano de 2016 e, com toda a certeza, estarão participando dos projetos desafiadores que estão programados para 2017.
CTN de Contabilidade – Coordenador
CTR Leste de Contabilidade
Geraldo de Assis Souza Júnior (Agros)


Participar de comissão técnica significa além da obtenção de conhecimento técnico, a possibilidade de propiciar de forma integrada e harmônica, o encaminhamento de temas que isoladamente não obteríamos resultados, nem seriam viáveis de alcançar com efetividade.
Comissão Técnica Mista de Autogestão em Saúde – Unidas/Abrapp (CTM)
João Bosco de Oliveira Santos (Sistel)


Integrar uma Comissão Técnica é ter a oportunidade de ir muito além da troca de experiências, informações, ideias e opiniões. É ter o privilégio de interagir com especialistas e conseguir ampliar e atualizar conhecimentos, entender tendências, identificar as melhores práticas em determinadas áreas de atuação, exercitar a ajuda mútua e acima de tudo fortalecer vínculos. E isso é o que traz significativos ganhos a todos: ao ser humano, que evolui; ao profissional, que aprimora; à entidade, que atua com mais excelência; aos participantes, que vivenciam uma experiência diferenciada e, principalmente ao Sistema de Previdência Complementar, que se engrandece com a força do coletivo.
CTN de Relacionamento com o Participante – Coordenadora
Marisa Santoro Bravi


Fazer parte de uma CT da Abrapp significa: interação com pessoas da área, atualização dos fatos que estão acontecendo, troca de dados e informações e troca de experiências. Além de relacionar-se, o grupo mantém-se atualizado e contributivo.
CTR Nordeste de Seguridade
Ivette Guimarães (Odebrecht Previdência)


Tenho muito orgulho de ter participado da Comissão Nacional de Relacionamento e atualmente da Comissão Regional de Comunicação. Foram anos de aprendizado e trabalho e juntos, desenvolvemos projetos que agregaram valor aos Fundos de Pensão.
Agradeço a oportunidade e desejo muito sucesso aos que seguirão em 2017.
CTR Centro-Norte de Comunicação e Marketing
Celeste Arrais (Sistel)


Compor uma das comissões da Abrapp, especificamente a Comissão Técnica Regional-Nordeste de Assuntos Jurídicos, é, além de uma honra, uma experiência engrandecedora, em virtude da possibilidade de compartilhar conhecimento com qualificados colegas e de difundi-lo entre aqueles que tratam o regime de previdência privada. Isso é bem evidenciado pelos frutos colhidos ao longo dos últimos anos, em que enxergamos uma evidente evolução no tratamento de temas relacionados à Previdência Complementar, daí a importância de permanecermos fomentando esse importante instrumento que dispomos.
CTR Nordeste de Assuntos Jurídicos
Ponciano Júnior (Capef)


Participar de uma Comissão Técnica contribui imensamente para a minha carreira e para a organização que represento. É o poder da força expressa na união de seus integrantes.
Destacam-se nestes grupos valores fundamentais do ser humano como o respeito, a democracia e a solidariedade. É uma experiência onde o empenho comum de seus participantes contribui para o desenvolvimento individual e do segmento como um todo. Enfrentar desafios; compartilhar experiências; buscar esclarecimentos e alternativas de ação: momentos únicos que só uma experiência associativa pode proporcionar.
CTR Sudoeste de Governança
CTR Sudoeste de Seguridade
Yara Marques (Fundação Promon)


Com os debates e estudos promovidos pelas Comissões Técnicas, são em grande escala, verdadeira escola na formação do conhecimento, que qualifica e justifica todo o esforço que as Entidades fazem para manter seus profissionais preparados e ao mesmo tempo colaborando com o segmento e colhendo os frutos desses trabalhos. É um privilégio tanto pessoal quanto profissional fazer parte dessa equipe. Agradeço a Abrapp, a Fusan e a todos os colegas de profissão das Comissões Técnicas de Contabilidade Regionais e Nacional.
CTR Sul de Contabilidade
Wagner Trombini (Fusan)


É uma grande oportunidade participar da comissão. A troca de experiências não só agrega muito valor para o nosso dia a dia, como fomenta todo o sistema, pois aprendemos com nossos erros e acertos. Os encontros vão além de discussões sobre o que vivenciamos dentro das Entidades, transformando-se em ricas ocasiões para compartilhar ideias e oportunidades de melhoria que brotam e ajudam a contribuir com a evolução da Previdência como um todo no Brasil. Agradeço a oportunidade dada pela Odebrecht Previdência e pela Abrapp de participar desse fórum e que 2017 continuemos nessa trilha.
CTR Sudoeste de Investimentos
Andre Luis Suaide (Odebrecht Previdência)


Ser membro da Comissão Técnica Regional Sudeste de Relacionamento com o Participante é para mim uma experiência das mais significativas da minha vida profissional. Participar e poder contribuir com a modernização e simplificação do Sistema de Previdência Complementar Fechado, de forma a torná-lo mais atraente para as gerações futuras dos Fundos de Pensão, é o grande desafio de todos nós. 
CTR Sudeste de Relacionamento com o Participante
Naévio Tavares Rangel (Serpros)


A primeira reunião da Comissão Técnica Regional Leste de Contabilidade da Abrapp da qual participei como convidado ao menos duas décadas atrás foi em uma fase de minha vida em que eu achava que sabia alguma coisa sobre contabilidade de fundos de pensão. Quão enganado eu estava! Ao chegar em um grupo tão seleto que naquela época tinha Ilacir Alves do Vale (grande mestre!) como coordenador, concluí que meu saber era insipiente. Descobri também que os olhos dos participantes ali presentes não brilhavam por um acaso: aquela reação era provocada pela riqueza do conhecimento ali externado sem reservas e o clima sereno e amigo muito perceptível na atmosfera do recinto. Pois ainda hoje, tantos anos depois, vejo cada vez mais fortalecidas todas essas características. Eu sempre aprendi algo novo nas reuniões das quais participei. Por isso afirmo, sem medo de errar, que a ideia da criação das comissões técnicas da Abrapp foi uma das mais felizes do nosso segmento e que este fórum continuará sendo fértil na difusão do conhecimento.
CTR Leste de Contabilidade
Lúcio de Lima Pires (Previdência Usiminas)


A possibilidade de participar ativamente na discussão e elaboração de ações que influenciam o segmento de Previdência Complementar e a sociedade em geral, por meio da disseminação de conhecimento de qualidade, que motiva mudanças conscientes de atitude, valorizando o ser humano de forma igualitária, é inspiradora e nos permite acreditar que a transformação é possível e nos faz sentirmos gratos pela oportunidade de poder colaborar no processo de incentivo à conquista do real valor da nossa existência.
CTN de Educação
Valéria Evangelista Borsari da Silva (Serpros)


Participar da Comissão Regional de Atuária da Abrapp é fundamental para meu enriquecimento profissional, pois estamos sempre estudando itens de relevância e participando das reuniões com os membros, o que também nos permite vivenciar diversos pontos de vistas e realidades de entidades diferentes. Simplesmente maravilhoso.
CTR Sudeste de Atuária
Milena Tourinho (Texprev)


Este ano fui indicada a fazer parte da Comissão Técnica Nacional de Seguridade e me senti honrada e orgulhosa por passar a fazer parte desse grupo, formado por profissionais de diversas entidades do mercado, que trocam experiências e compartilham dados e fatos, apoiando as nossas decisões e nos ajudando a aprender cada vez mais sobre o sistema. 
CTN de Seguridade
Virginia Marques Ribeiro (Petros)


Como membro da CTR Leste de Investimentos pude me envolver em várias discussões e debates de grande importância para o sistema de Previdência Complementar Fechada. Considerando a grandiosidade da missão que possuímos como profissionais de investimentos, que é cuidar da proteção financeira das pessoas na aposentadoria, a CTR me ofereceu experiências para as quais não se pode atribuir preço, haja vista as oportunidades de sentar à mesa com equipes de diversas entidades, somando esforços para objetivos comuns. As Comissões Técnicas não podem ser subestimadas, pois a influência e os impactos provocados na vida de milhares de pessoas são relevantes.
CTR Leste de Investimentos
Tiago Franco Martins (Previdência Usiminas)


Este Informativo é um espaço aberto para as Comissões Técnicas, que conhecem melhor do que ninguém os assuntos que podem e devem estar presentes a cada edição. E sabem tudo não apenas sobre os temas, mas também como devem ser enfocados, pois dispõem de informações em um grau de detalhamento que ninguém mais possui. Então, estão as Comissões convidadas a escrever para o seu boletim mensal.