Caso não consiga visualizar, clique aqui.
 

Fazer a diferença!

O Sistema de Previdência Complementar Fechado é um segmento que está sempre enfrentando constantes desafios e mudanças. Essa dinâmica requer a atuação de profissionais competentes, parceria entre os diversos setores envolvidos, articulação com os órgãos reguladores e fiscalizadores do sistema e, acima de tudo, o senso de bem maior que nos remete ao cerne da administração de planos de benefícios que cubra o déficit da previdência social em busca da qualidade de vida e bem-estar dos participantes de EFPC.

É nesse espírito que a Abrapp atua e promove reuniões, encontros, eventos diversos, cursos de capacitação, disponibilização de acervo para estudos e pesquisas, apoio ao trabalho das Comissões Técnicas com pesquisas, disponibilização de ferramentas e produtos para auxílio à gestão, consultas e representação junto a diversos interlocutores.

Um dos trabalhos que será destacado aqui é o da constituição da Comissão Técnica Ad Hoc Equacionamento de Déficit, um tema que despertou a preocupação das entidades e do qual não poderíamos deixar de nos manifestar. A Diretoria da Abrapp solicitou a indicação de representantes das comissões de Assuntos Jurídicos, Atuária, Contabilidade e Investimentos para a discussão do assunto.

O trabalho que a comissão propôs a SPPC será tratado no CNPC em 31/10. Alterações pontuais na Resolução 26 foram as primeiras propostas dessa comissão que pretende se aprofundar no assunto. O coordenador da comissão, Silvio Rangel, agradeceu a participação dos membros e o apoio da Abrapp na iniciativa e assim concluiu à comissão esta primeira etapa do trabalho:

Sabemos que a proposta elaborada não é a solução completa, nem ideal, nem definitiva, pois precisaríamos de mais prazo para concluir o diagnóstico e os estudos técnicos que pretendíamos. Sabemos, também, que esta proposta será objeto de debates, melhorias e alterações no âmbito da SPPC, da PREVIC e dos demais atores do CNPC, antes de ser efetivamente aprovada.
Entretanto, ainda que com limitações, acreditamos que esta proposta reflete uma alternativa para aliviar temporariamente o sistema, diante das pressões que nossas entidades estão sofrendo tanto do lado dos ativos quanto dos passivos.
Assim, ao enviar o texto para os colegas das Comissões Técnicas, agradecendo, mais uma vez, a contribuição daqueles que participaram deste resultado, mostrando que a integração entre as diferentes áreas do conhecimento é tanto necessária quanto produtiva.

Esse trabalho reforça a ideia de que o trabalho conjunto é necessário. A técnica que o nosso sistema requer precisa ser valorizada e priorizada em todas as ações. É dessa forma que a Abrapp, as CT’s, as entidades, o Sistema, podem fazer a diferença!

Pesquisa Redes Sociais

Está no ar até o dia 31 de outubro uma pesquisa lançada pela CTN de Comunicação e Marketing a todas as entidades associadas da ABRAPP. A comissão pretende obter uma amostra significativa para conhecer a participação dos fundos de pensão nas redes sociais e como se dá esse processo.

Deste trabalho, a comissão pretende, por meio de duas regionais, lançar guias sobre Redes Sociais, um com enfoque mais conceitual e outro de boas práticas, a fim de subsidiar as iniciativas das entidades que já iniciaram esse trabalho ou que pretendem fazê-lo em breve.

Participe! Verifique se a sua entidade já participou da pesquisa!

ACONTECEU 

Reuniões das Comissões

Tivemos 51 reuniões de comissões técnicas da ABRAPP, nacionais, regionais e ad hocs, nos meses de agosto e setembro deste ano.

34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão

Entre os dias 09 e 11 de setembro, no Centro de Convenções CentroSul em Florianópolis – SC, presenciamos a 34ª edição do maior evento voltado para o nosso segmento. O congresso, uma vez mais, foi um evento bem-sucedido, tanto nas plenárias quanto na organização.

Foram as seguintes as notas médias (escala até 5) obtidas pelos itens da programação: Premiações (4,68), Aula Magna (4,67), Sessões Plenárias (4,31), 24 Palestras Técnicas (4,23) e 8 Painéis Simultâneos (4,15).

De maneira geral, a 34ª edição do Congresso foi bem avaliada e obteve índice de 95,2% de notas altas (4 e 5) quanto à Organização Geral do Evento. Entre os diversos aspectos de gestão avaliados também foram observados índices elevados de satisfação, com notas médias acima de 4. Destaque para Segurança, Credenciamento e  Balcão de Informações, que tiveram, nessa ordem, as melhores notas médias (a partir de 4,6).

No dia 06/11 a comissão organizadora irá se reunir para avaliar os resultados do evento, no intuito de verificar os aspectos positivos encontrados e os pontos de atenção que devem ser aprimorados para o próximo congresso.

A propósito, a data para o 35º Congresso está prevista para os dias 12 a 14 de novembro em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Programe-se!

I Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão

Aconteceu em 11 de outubro o 1º Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão por iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Educação em São Paulo, no Spazio JK. A iniciativa vem a calhar com o atual cenário da previdência, em que já não se pode pensar a gestão do fundo de pensão sem considerar estratégias e ações de educação previdenciária junto aos participantes.

Com quase 150 participantes, o evento foi muito positivo, e em breve a comissão irá avaliar os resultados da pesquisa aplicada.

VAI ACONTECER

31 de outubro e 01 de novembro: 11º Encontro Nacional dos Profissionais de Recursos Humanos

Voltado para os profissionais de RH e parceiros com o intuito de propiciar trocas de experiências e fórum de debate, visando enriquecer a experiência de cada participante, o encontro de RH é mais um dos importantes eventos que a Abrapp realiza a partir da iniciativa das nossas Comissões Técnicas.

Na ocasião, a CTNRH divulgará o Guia de Boas Práticas de T&D e apresentará às entidades interessadas propostas de pesquisa de clima organizacional e de avaliação de desempenho, ferramentas que visam aprimorar a área de RH das empresas.

A comissão buscou a parceria, também, de empresas do mercado, no intuito de propiciar uma troca ainda mais rica, como ABRH e GRUPISA. Haverá também a participação de profissional da Natura no evento. Confira a programação completa no link http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/rh.htm.  

Workshop Jurídico

Está previsto para novembro o acontecimento de um Workshop Jurídico para as Comissões Técnicas Nacionais e Regionais da área de atuação, a fim de alinhar as discussões e abordar temas de interesse geral que estão na pauta das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

 

Proposta Orçamentária 2014

Como em todos os anos, as Comissões Técnicas da ABRAPP enviaram suas propostas de trabalho para o ano de 2014. Ações como eventos anuais e regionais, publicações de livros, cartilhas, manuais e guias e projetos especiais que demandem custeio, como as premiações, estão sendo relacionados para que sejam apresentados nas instâncias deliberativas da ABRAPP.


Este Informativo é um espaço aberto para as Comissões Técnicas, que conhecem melhor do que ninguém os assuntos que podem e devem estar presentes a cada edição. E sabem tudo não apenas sobre os temas, mas também como devem ser enfocados, pois dispõem de informações em um grau de detalhamento que ninguém mais possui. Então, estão as Comissões convidadas a escrever para o seu boletim bimestral. As de Contabilidade, Investimentos e Fomento já o fizeram e as demais com certeza não vão decepcionar.

Sem que as ideias propostas para o Informativo poderão ser o ponto de partida de notas para as páginas da ABRAPP no Facebook e Twitter.