Evolução dos Trabalhos da CT Ad Hoc de Despesas Administrativas
A CT Ad Hoc de Despesas Administrativas realizou dois encontros com a presença de importantes representantes da PREVIC, SPPC, ANCEP e IBA. Nos primeiros debates foram tratados aspectos relevantes do tratamento dado a diferentes EFPCs e a evolução do sistema com o aperfeiçoamento da Resolução CGPC 29/2009.
Em um segundo momento, as associadas da ABRAPP ofereceram uma importante contribuição ao participarem de uma pesquisa preparada pelos membros da CT, que subsidiará e norteará os trabalhos da Comissão. O resultado preliminar foi apreciado na última reunião da CT, em 18/03, onde a PREVIC, através de seu representante convidado, Dr. Maurício Nakata, também apresentou dados consolidados das EFPC’s e cases de sucesso de Entidades que buscaram o atendimento à norma.
A próxima reunião está agendada para 15/04, e a comissão fará uma análise mais aprofundada das questões qualitativas da pesquisa. Além disso, já irão propor alterações sobre a CGPC nº 29/09 e custeio administrativo.
Regulamento dos Encontros das CTR’s
No último dia 16 de março foi divulgado aos Coordenadores das Comissões Técnicas Nacionais e Regionais inteiro teor do Regulamento dos Eventos Regionais por Iniciativa de Comissões Técnicas Regionais, com o objetivo de sistematizar as condições e critérios para a realização de eventos dessa natureza, tendo em vista o grande aumento do número de CTR’s e de suas demandas. Hoje a ABRAPP incentiva, instala, acompanha e viabiliza o funcionamento e os trabalhos de 17 Comissões Técnicas Nacionais e 50 CTR’s.
Resumidamente, o regulamento caracteriza os eventos regionais, institui a forma de encaminhamento do projeto, estabelece as atribuições da CT, da Diretoria e da área de Eventos da ABRAPP, bem como coloca critérios para a viabilização de eventos que sejam sustentáveis do ponto de vista financeiro, prático e institucional.
A íntegra do material já está disponível no site da ABRAPP.
Empréstimos e Financiamentos
A pesquisa do GT de Empréstimos e Financiamentos foi promovida com o objetivo de identificar as principais questões que norteiam a administração das carteiras de empréstimos, obtendo subsídios para diversas ações nas quais pretende desencadear, tais como a elaboração de manual de boas práticas, a formatação de um workshop para troca de informações, bem como eventuais propostas e sugestões de aprimoramento dos normativos que tratam da questão.
Aplicada durante o mês de março, a iniciativa teve a expressiva participação de 98 entidades, às quais a ABRAPP agradece pela importante colaboração.
Estudados os resultados, o grupo, que já tem reunião agendada para o final do mês, deve dar início a esses trabalhos, em prol das entidades. |