Caso não consiga visualizar, clique aqui.
 

1º Prêmio ABRAPP de Jornalismo

Foram 28 trabalhos inscritos, entre matérias publicadas em revista e jornal, para concorrer ao Prêmio ABRAPP de Jornalismo, uma iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Marketing que tomou forma este ano, em sua primeira edição.

O prêmio, que está agora na fase de avaliação por uma Comissão Julgadora, terá no dia 13/08 o nome dos ganhadores que serão premiados no 34º Congresso.

Melhores Empresas para se Trabalhar

A Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos tem sido bastante atuante e enriquecedora no âmbito das suas discussões. Entendendo a importância de um RH estruturado para atender os profissionais do segmento da Previdência Complementar Fechada, a comissão tem buscado contribuir com projetos, publicações e ações inovadoras.

Além da Pesquisa Salarial, um produto que já faz parte do rol de benefícios oferecidos às associadas da ABRAPP, a comissão pensa em propor um Prêmio para as Melhores Entidades de Previdência Complementar para se Trabalhar. Além disso, a comissão também propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de clima organizacional no sistema. Todos esses projetos são apenas embriões, para os quais a comissão pretende dar forma.

Governança: Resultados do I Encontro

O I Encontro Nacional de Governança teve ótimos resultados na avaliação dos participantes. Todos os painéis tiveram notas acima de 3, numa escala de 1 a 4 e a maioria afirma que participaria de uma próxima edição. Essa é a recompensa do trabalho e do esforço dispensado pelos membros da Comissão Técnica Nacional de Governança e da Comissão Técnica Regional Sudoeste de Governança, que estiveram a frente da organização, enquanto as demais CT’s regionais davam andamento aos demais projetos da comissão, como o Calendário de Obrigações e o Manual de Segurança da Informação.

Fica o desafio de um evento em 2014 que possa superar as expectativas do que foi apresentado neste ano.

34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão

Em meados de maio, os Diretores e Coordenadores das Comissões Técnicas Nacionais estiveram reunidos na ABRAPP para tratar do Programa Preliminar do Congresso, ocasião em que o Superintendente Geral da ABRAPP, Devanir Silva, apresentou os passos dados até a formatação do tema central do evento, bem como das plenárias e painéis simultâneos, explicando a atuação da Comissão Temática e dos profissionais contratados para a amarração dos temas e da programação.

Estamos a um mês do maior evento brasileiro do Sistema e, as Comissões Técnicas, após terem trabalhado para formatação do programa oficial, já se preparam para oferecer os temas mais atuais e enriquecedores das respectivas áreas convergindo para o tema central do evento que será: Preservar e Avançar: da Estratégia ao Resultado.

ACONTECEU

Reuniões das CT’s

As comissões técnicas da ABRAPP já se reuniram 158 vezes até julho deste ano. Essa é uma demonstração clara da mobilização e do engajamento dos profissionais em busca de melhores práticas e resultados em benefício das entidades do sistema.

De acordo com estudo produzido pela Secretaria dos Colegiados e das Comissões Técnicas da ABRAPP, as CT’s têm apresentado resultados satisfatórios em termos de presença nas regionais e participações. As áreas de Comunicação e Marketing e Contabilidade já instalaram todas as regionais, as quais se reúnem regularmente.

Em contraste com 2012, temos 10 CTR’s a mais, somando 48 comissões, além das 14 Nacionais. São 858 participantes, sem contar os Diretores Responsáveis e os convidados da Abrapp que participam de alguns fóruns, dos quais 91 participam de duas comissões ou mais, obedecendo a composição descrita no Regulamento.

Temos também três comissões em fase de criação: Sul de RH, Centro-Norte de Relacionamento com o Participante e Centro-Norte de TI, sendo que esta última já tem sua primeira reunião agendada para o dia 14 de agosto.

As Comissões Ad Hoc têm tratado de assuntos pontuais e apresentado propostas a Previc que tem repercutido positivamente em prol do Sistema Fechado de Previdência Complementar, como é o caso de Despesas Administrativas, PIS/COFINS e agora Equacionamento de Déficit.

Enfim, as comissões têm cumprido seu propósito de constituírem-se celeiro de ideias e excelência técnica em busca de um bem maior.

I Encontro Nacional de TI dos Fundos de Pensão

Novidade na grade! Pela primeira vez a Comissão Técnica Nacional de Tecnologia da Informação, depois de alguns anos em projeto, lançou o encontro voltado para os profissionais de TI do nosso segmento, que ocorreu no final de junho, no Rio de Janeiro.

Os profissionais de TI agora têm a oportunidade de receber informações mais voltadas para o seu campo de atuação, refletir sobre os assuntos em voga e, principalmente, desfrutar de uma rica troca de ideias e conhecer os demais profissionais que atuam na área.

8º ENAPC

O Encontro dos Advogados aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, na Bahia, onde contamos com muitos profissionais renomados do sistema.

A programação esteve repleta de assuntos relevantes e atuais para o sistema. Defesa do contrato previdenciário, desaposentação e retirada de patrocínio são alguns dos temas trazidos para serem debatidos na ocasião; temas estes que muito enriqueceram o know-how dos participantes.

4º Seminário “A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil”

O evento, de iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade, ocorreu em meados de junho, recebendo uma avaliação bastante positiva de seus participantes: os painéis foram bem avaliados, com palestras inovadoras e de temas muito relevantes.

Percebe-se, cada vez mais, a necessidade de os profissionais e principalmente os dirigentes das entidades se envolverem com as questões da sustentabilidade, fundamental à performance de entidades ambiental e socialmente responsáveis.

4º Encontro de Comunicação e Relacionamento

Como era de se esperar, o Encontro de Comunicação e Relacionamento foi um sucesso. 87,3% dos participantes atribuíram nota entre 8 e 10 como satisfação geral do evento e o fato de ter acontecido em Brasília foi muito positivo. As comissões envolvidas, Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Marketing e de Relacionamento com o Participante contemplaram mais uma vez o quanto vale o esforço conjunto.

Marisa Bravi, Coordenadora da CTN de Relacionamento com o Participante, traz as suas impressões sobre o Encontro: “Um evento de grande significado! Assim defino a realização do 4º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento. Considero importante destacar que um dos principais cuidados tidos pela CTN de Comunicação e Marketing e pela CTN de Relacionamento com o Participante - realizadoras desse já tradicional evento - foi em relação ao conteúdo programático. Por isso, a identificação de temas e palestrantes foi amplamente analisada e discutida, tendo como objetivo agregar valor aos participantes do Encontro, independentemente do porte das entidades representadas. Criatividade, boas práticas, busca de soluções para alcançar espaços diferentes, recomendações de atividades estratégicas e mudança de atitude compuseram a bagagem inspiradora que pudemos trazer do evento.
Mais uma vez ficou consolidado o importante e estratégico valor das áreas de comunicação e relacionamento, de forma muito especial, para as entidades que integram o Sistema de Previdência Complementar”.

Em prol de um sistema mais expressivo e forte no país, Comunicação e Relacionamento se posicionam como áreas estratégicas dentro das entidades, entendendo que os participantes e assistidos estão no cerne das suas atividades, além dos demais stakeholders com os quais as organizações precisam buscar parceria.

Fernando Fulanetti, coordenador da CTN de Comunicação e Marketing, fala sobre o Encontro abordando também os temas tratados: O Encontro foi muito produtivo, em se tratando dos temas trabalhados nas plenárias: a ideia da importância de inovar e usar instrumentos que monitorem as ações de comunicação e relacionamento e o marketing estratégico”.

Especificamente sobre os painéis da CTNCOM, Fernando ainda afirma: “Observamos que os cases dos painéis da CTNCOM estiveram bastante aderentes às plenárias de abertura: falamos sobre a pesquisa com não participantes, visando alcançar maior adesão; redes sociais, importantes canais de comunicação hoje disponíveis que atingem o público mais jovem; e a gestão da marca, um ativo de extrema relevância para as entidades. A Oficina de Comunicação e Marketing colocou na prática a ideia da inovação, momento em que a comissão procurou dar oportunidade ao público do Encontro de interagir entre si e debater as ideias dos painéis anteriores, enriquecendo os conteúdos abordados”.

No que tange à CTNRP, Marisa afirma que “nos painéis específicos sobre relacionamento, os palestrantes destacaram questões fundamentais que nos permitem excelentes reflexões: ‘a Gestão do Relacionamento é fundamental para promover a confiança que torna as relações mais eficientes e longevas’, ‘Produtos levamos na bolsa e na sacola. Serviços levamos na mente e no coração’, ‘Produtos são tangíveis. Serviços são intangíveis. Experiências são inesquecíveis’”.

São iniciativas como esta que dão mais sentido e força às nossas atividades. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto.

 

VAI ACONTECER

II Encontro de Seguridade da Região Sudoeste

Será no dia 20 de agosto o evento de iniciativa da Comissão Técnica Regional Sudoeste de Seguridade que já em 2012 teve uma excelente avaliação por conta dos participantes.

A programação completa do evento está disponível no nosso Portal de Educação da Previdência Complementar.

I Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão

Este encontro de iniciativa da Comissão Técnica Nacional de Educação é um encontro muito esperado pelo sistema.

A Educação Previdenciária é um tema essencial, que trata, principalmente, de como atingir o público das EFPC’s, levando-os ao entendimento da importância e da necessidade da poupança de longo prazo; do planejamento de uma aposentadoria sustentável.

Aguarde a programação deste evento, em breve!

PGA

A Comissão Técnica Nacional de Contabilidade mostra mais uma vez sua proatividade e engajamento em prol de benefícios voltados para as EFPC’s. Dessa vez, encaminharam à Previc uma correspondência sugerindo alterações de melhorias no Plano de Gestão Administrativa - PGA.


Este Informativo é um espaço aberto para as Comissões Técnicas, que conhecem melhor do que ninguém os assuntos que podem e devem estar presentes a cada edição. E sabem tudo não apenas sobre os temas, mas também como devem ser enfocados, pois dispõem de informações em um grau de detalhamento que ninguém mais possui. Então, estão as Comissões convidadas a escrever para o seu boletim bimestral. As de Contabilidade, Investimentos e Fomento já o fizeram e as demais com certeza não vão decepcionar.

Sem que as ideias propostas para o Informativo poderão ser o ponto de partida de notas para as páginas da ABRAPP no Facebook e Twitter.