Abrapp Indicadores de Gestão de Investimentos

 

 

A Abrapp tem o prazer de comunicar o lançamento do Abrapp Indicadores de Gestão de Investimentos, um novo serviço de análise comparativa de fundos de investimento e de gestores, gratuito e disponível a todas as suas associadas.

 

Focado exclusivamente no universo dos investidores institucionais, o relatório fornecerá uma análise dos fundos de investimentos. Com esta iniciativa pioneira, a Abrapp viabilizará a criação da primeira base de dados abrangente dos fundos de investimentos utilizados pela indústria de fundos de pensão no Brasil.

 

Os usuários do Abrapp IGI receberão relatórios personalizados com freqüência semestral, permitindo o acompanhamento do desempenho de seus investimentos frente ao mercado. Trata-se de  um serviço dinâmico, que estará em constante evolução de acordo com  as necessidades dos associados e com as  novidades do mercado financeiro.

 

O Relatório Abrapp Indicadores de Gestão de Investimentos conterá, inicialmente, as seguintes informações:

§      Análise comparativa dos fundos de investimentos abrangendo rentabilidade, risco e retorno excedente ajustado ao risco (índice de Sharpe). A análise será separada por segmento de atuação, por exemplo, renda fixa conservador, multimercados, ações IBrX, entre outros.

§      Gráficos apresentando a relação risco/retorno dentro de cada segmento de atuação;

§      Ranking dos fundos por volume de aplicação, números de planos investidores e dos melhores fundos por gestor;

§      Macroanálise comparativa dos planos nos seguintes aspectos: patrimônio; recursos aplicados em fundos abertos, exclusivos e carteiras administradas; recursos aplicados em renda fixa, renda variável, imóveis e empréstimos; recursos aplicados em títulos públicos e privados.

 

Núcleo Técnico
nucleotecnico@abrapp.org.br